
BENEFÍCIOS DAS PIMENTAS
A Pimenta é rica em nutrientes que são essenciais para o funcionamento do nosso corpo, ela é fonte de vitamina C, que atua melhorando o funcionamento do sistema imunológico, vitamina E, e até vitamina A, K, além do complexo B e de niacina e flavonoides.
As pimentas contêm uma substância chamada de capsaicina, que é a causadora da ardência presente nelas, essa substância tem várias ações no nosso organismo, entre elas, a antioxidante, que previne o envelhecimento precoce, doenças cardíacas (até mesmo protege contra o AVC, doenças como Alzheimer e Parkinson, e diminui a formação de coágulos sanguíneos), diabetes do tipo 2 e até mesmo alguns tipos de câncer.
A capsaicina também atua fornecendo um efeito anti-inflamatório no nosso organismo, além disso, ela atua combatendo dores de cabeça, mucosite oral, alergias cutâneas e tumores de pele e câncer de próstata (prevenir a produção e induzir a apoptose – morte celular programada). E tem mais, ela aumenta as taxas de insulina e reduz o nível de glicose no sangue.
AUXILIA A PERDA DE PESO
A pimenta possui capsaicina, um composto bioativo que contribui para acelerar o metabolismo, queimar gordura e aumentar a temperatura corporal. Assim, auxilia na queima de calorias e promove a perda de peso. O fruto também contém vitaminas do complexo B, que atuam na regulação do metabolismo, um fator que está diretamente relacionado à redução de peso.
Poderoso termogênico natural, favorece a queima de gordura, o aumento do gasto calórico e, por tabela, o emagrecimento. Dê preferência ao uso da pimenta vermelha durante as refeições, pois ela estimula o sistema nervoso, aumentando a liberação de adrenalina, catecolaminas e noradrenalina, diminuindo o apetite e a ingestão de calorias.
Quer perder uns quilinhos? Associe atividade física e alimentação balanceada ao consumo moderado de pimenta! Isso mesmo! Que tal separar aquele abacate maduro, preparar um delicioso guacamole e promover um delicioso e saudável jantar mexicano saudável, mas tem de ser levemente picante, hein? Os benefícios poderão ser incontáveis!
AUMENTA A LIBIDO
A pimenta tem a capacidade de aumentar a frequência cardíaca, a temperatura corporal e a circulação de sangue. Esses fatores acabam por estimular e favorecer o aumento da libido. Além disso, a capsaicina atua no sistema nervoso central, estimulando a liberação de endorfina, um hormônio responsável pela sensação de prazer, bem estar e felicidade. Esses sentimentos também estão relacionados ao aumento da libido.
A hortaliça picante é um bom estimulante sexual. Estudos científicos confirmaram que a pimenta possui propriedades afrodisíacas que podem aumentar a libido e proporcionar mais prazer durante o ato sexual. Isso acontece porque a capsaicina (substância responsável por produzir a ardência característica da pimenta) reage no organismo produzindo a dilatação dos vasos sanguíneos, irrigando com sangue as áreas erógenas do corpo e tornando-as mais sensíveis. Essas pesquisas também indicaram que, quanto mais ardente for a pimenta, mais ela ajuda a aumentar o desejo sexual. Por isso, na hora de aproveitar esse benefício da pimenta, vale a pena apostar nas opções mais fortes.
FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO
A pimenta também é um fruto rico em vitamina C, conhecida por fortalecer o sistema imunológico, pois melhora a multiplicação das células de defesa do organismo, diminui o estresse oxidativo e estimula a produção de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo. A vitamina A e os carotenoides presentes no fruto também ajudam a fortalecer o sistema imunológico.
MELHORA A SAÚDE DO CORAÇÃO
A capsaicina possui ação anti-inflamatória e antioxidante, o que ajuda a diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue. A pimenta também apresenta efeito vasodilatador, aumentando o calibre das dos vasos sanguíneos e impedindo a formação de coágulos. Tudo isso reduz a chance de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, aterosclerose e infarto. Por fim, a vitamina C ajuda a relaxar e melhorar as funções dos vasos sanguíneos, regulando a pressão arterial e prevenindo a pressão alta.
REGULA O AÇÚCAR NO SANGUE
A capsaicina tem sido relacionada, ainda, com o controle do metabolismo da glicose. Dessa forma, os benefícios da pimenta também podem ser notados na redução dos níveis de açúcar no sangue, além de estimular a liberação de insulina, contribuindo para a prevenção e
CONTROLE DO DIABETES
Ação antioxidante e anti-inflamatória. As propriedades antioxidantes da pimenta ajudam a prevenir o envelhecimento precoce e combater os radicais livres. Além disso, a capsaicina, os flavonoides e os compostos fenólicos presentes na pimenta possuem ação anti-inflamatória, o que contribui para auxiliar no tratamento de dores associadas à artrite, psoríase ou neuropatia diabética.
TERMOGÊNICO NATURAL
Essa iguaria de inigualável sabor característico pode retardar o envelhecimento, diminuir as taxas de colesterol e até ajudar a prevenir o câncer. Muito bacana, não é mesmo? Se você ficou interessado, prossiga com a leitura e conheça alguns dos diversos benefícios da pimenta para o nosso organismo. Confira!!!
REMÉDIO ANTIGO
Engana-se quem crê que as propriedades quase miraculosas da pimenta sejam descobertas da ciência moderna. Muito pelo contrário — esse pungente alimento já era usado a favor da saúde muito humana muito antes, dos nossos bisavós terem sequer nascido! Como? A iguaria foi uma das bases da medicina tradicional árabe, grega e romana. Isso mesmo, bem antes da primeira farmácia surgir oficialmente, a pimenta já era usada no combate e na prevenção de doenças.
PRINCÍPIO ATIVO E PODEROSO
Bem antes dos remédios para dor de cabeça começarem a pipocar em todas as esquinas, a pimenta era usada como um eficaz analgésico natural. O segredinho por trás disso tudo é uma poderosa substância chamada de capsaicina, que é o princípio ativo da pimenta. Esse nome complicado e pouco atraente esconde verdadeiras maravilhas! O composto tem a curiosa (e útil!) capacidade de reduzir ou inibir os sinais elétricos da dor. Por isso, quando a enxaqueca ameaçar bater na porta, por que não trocar o remédio por um pouquinho de pimenta?
REJUVENESCIMENTO
Forte aliado no combate aos radicais livres, uma das propriedades mais interessantes da pimenta é sua capacidade de retardar o envelhecimento do nosso organismo. Isso acontece porque o condimento é riquíssimo em vitaminas A, C e E e em um composto especial chamado de bioflavonóide. Quer manter-se saudável e prevenir o surgimento de doenças degenerativas, tais como o Alzheimer, o Parkinson, e até do câncer? Por que não dar uma apimentada nas refeições na hora do almoço?
COMPANHEIRA DO CORAÇÃO
O uso moderado da pimenta pode auxiliar, e muito, na manutenção da saúde cardiovascular. Por que isso acontece? Dentre os inúmeros benefícios do alimento, a pimenta pode manter sob controle as taxas de triglicerídeos e colesterol. O condimento também pode ajudar a regular a pressão arterial! Que tal arriscar a sorte com uma sopinha apimentada? Ou preparar um molho picante? O temperinho extra pode fazer toda a diferença!
ACELERA O METABOLISMO
Assim como a pimenta pode melhorar a disposição sexual, ela também pode agir na aceleração do funcionamento do metabolismo. Por ter propriedades termogênicas, a pimenta potencializa a queima de calorias e aumenta o gasto energético. A explicação para isso está nos recursos que o cérebro utiliza para nos proteger. Ficou confuso? Nós te explicamos: quando comemos pimenta, os receptores gustativos enviam ao cérebro uma mensagem indicando que algo de errado está acontecendo em nossa boca; o nosso cérebro entende que a região bucal está pegando fogo, e então começa a agir. Ele ativa as glândulas que produzem saliva e suor para que elas ajam contra esse “fogo”. É por isso que muitas pessoas sentem a transpiração aumentar, a boca umedecer e os olhos lacrimejarem. Toda essa movimentação no organismo contribui para que o metabolismo trabalhe com mais força e potencialize o gasto calórico.
AUMENTA A SENSAÇÃO DE FELICIDADE
BEM-ESTAR
As tentativas de proteção do cérebro também provocam outros efeitos maravilhosos. Um deles é o aumento da sensação de felicidade e bem-estar durante a degustação da pimenta. Isso acontece porque o cérebro interpreta que a ardência provoca dor. Por isso, ele libera na corrente sanguínea uma descarga de endorfina, o hormônio do prazer, o que faz com que você se sinta bem, feliz e relaxado por mais tempo. Sendo assim, se você se sente estressado ou ansioso, é uma boa ideia apostar nos benefícios da pimenta em suas refeições!
POSSUI PROPRIEDADES ANTI-INFLAMATÓRIAS
Além de proporcionar uma sensação de bem-estar e felicidade, a endorfina liberada na corrente sanguínea também possui outras funções que só aumentam o rol de benefícios da pimenta. A endorfina também age como um analgésico natural no organismo. Durante sua liberação, ela se liga ao sistema nervoso e ajuda a combater inflamações, dores de cabeça, dores musculares e enxaquecas.
PODE DIMINUIR O CÂNCER
Um dos benefícios da pimenta que mais animaram os cientistas nos últimos anos é a capacidade da hortaliça de ajudar a diminuir as células cancerígenas. Estudos indicaram que os antioxidantes presentes na pimenta podem contribuir para a diminuição das células do câncer de próstata. Os pesquisadores já estão trabalhando para entender como acontece esse fenômeno para futuramente viabilizar a confecção de medicamentos, visto que por ingestão seria necessário consumir uma quantidade muito grande de pimenta para ter esse tipo de benefício.
CONTRIBUEM PARA UMA BOA DIGESTÃO
Existe o mito de que a pimenta pode ser prejudicial para a digestão. Algumas pessoas até chegam a evitar o consumo dessa hortaliça picante por acreditarem que ela causa úlceras e irritações no estômago.
Contudo, estudos científicos indicaram que a melhora da digestão é um dos tantos benefícios da pimenta. A capsaicina presente no alimento é a grande responsável por esse efeito, pois ela ajuda no processo de digestão, diminuindo a produção dos incômodos gases e melhorando a produção do suco gástrico.
a nervoso, gerando aumento da liberação de catecolaminas, noradrenalina e adrenalina. Essas substâncias diminuem o apetite.




